top of page

QUINTA da CARDIA - Famílias Souza Lobo, Bulhões de Sampaio e Souza Soares

  • Writer: Carmen Souza Soares Reis
    Carmen Souza Soares Reis
  • Aug 9, 2021
  • 5 min read

Updated: Jun 16, 2024

QUINTA DA CARDIA

Fornos, Castelo de Paiva


A QUINTA DA CARDIA pertence à família SOUZA LOBO desde os 1700s. A data mais antiga que encontrei nos registros paroquiais foi 1739: óbito de ISABEL FRANCISCA, viúva de DOMINGOS DE SOUZA LOBO. Eles foram pais do Capitão MANUEL DE SOUZA LOBO (f. 1763) casado com JOANA MARIA DE SAMPAIO (f. 1761) e avós paternos do Capitão JOÃO PINTO DE BULHÕES E SAMPAIO (f. 1803), que se casou com ANA FELICIA CAETANA de SOUZA SOARES.


ree
QUINTA DA CARDIA em Fornos, Castelo de Paiva

As famílias SOUZA LOBO e BULHÕES DE SAMPAIO da Quinta da Cardia estabeleceram parentesco com a família SOUZA SOARES da Quinta de Leirós, através de 3 casamentos:


1772 - Casamento do Capitão JOÃO PINTO DE BULHÕES E SAMPAIO (f. 1803) com ANA FELICIA CAETANA (n. 1737), filha do Capitão MANUEL CAETANO DE SOUZA (1717-1792) e portanto irmã do nosso ancestral INOCÊNCIO ALVARES DE SOUZA SOARES (n. 1755) e tia paterna de MANUEL ALVARES DE SOUZA SOARES (1787-1874), da Quinta de Leirós, e do seu irmão o DR JOSÉ ALVARES DE SOUZA SOARES (1795-1849), de Vairão.


1840 - Casamento de um neto do casal acima: JOÃO JOAQUIM PINTO DE SOUZA LOBO (n. 1791) casa-se com sua prima ANA EMÍLIA DE SOUZA PINTO (n. 1811) e vão viver na Quinta de Leirós, depois na Quinta do Gração, em Sobrado. João Joaquim era filho de JOAQUIM PEREIRA DE MEIRELES e ANA CASEMIRA ROSA DE SAMPAIO (1773-1842), neto materno do Capitão JOÃO PINTO DE BULHÕES E SAMPAIO e de ANA FELICIA CAETANA. Ana Emília era filha de MANUEL ALVARES DE SOUZA SOARES (1787-1874), da Quinta de Leirós, neta do nosso ancestral INOCÊNCIO ALVARES DE SOUZA SOARES, e irmã de RODRIGO ALVARES DE SOUZA SOARES (1825-1900).


1883 - Casamento de um sobrinho da noiva do casamento acima: RODRIGO ALVARES DE SOUZA SOARES JUNIOR (1855-1955), filho de RODRIGO ALVARES DE SOUZA SOARES (1825-1900), da Quinta de Leirós, neto de MANUEL ALVARES DE SOUZA SOARES (1787-1874) e bisneto de INOCÊNCIO ALVARES DE SOUZA SOARES (n. 1755), casa-se com sua prima JULIA ERNESTINA BULHÕES SAMPAIO DE SOUZA LOBO (1849-1917), neta de ANA CASEMIRA ROSA DE SAMPAIO e bisneta de ANA FELICIA CAETANA, cujos pais foram herdeiros da Quinta da Cardia.


JULIA ERNESTINA BULHÕES SAMPAIO DE SOUZA LOBO (1849-1917) era filha de DOMINGOS PEREIRA PINTO DE SOUZA LOBO (n. 1801) e ANA TIBURCIA DE MEIRELES RIBEIRO (f. 1907), senhores da Quinta da Cardia. A herança chegou a eles da seguinte maneira:


O Capitão JOÃO PINTO DE BULHÕES E SAMPAIO e ANA FELICIA CAETANA tiveram uma filha, ANA CASEMIRA ROSA DE SAMPAIO (1773-1842), que casou-se em 1788 com JOAQUIM PEREIRA DE MEIRELES e recebeu de herança a Quinta da Cardia. Eles foram pais de 7 filhos, sendo primogênito João Joaquim Pinto de Souza Lobo (n. 1791), que casou-se em 1840 com Ana Emília de Souza Pinto (n. 1811), conforme descrito acima. Ana Casemira Rosa de Sampaio já estava viúva quando fez testamento em que legou a Casa da Cardia ao seu filho DOMINGOS PEREIRA PINTO DE SOUZA LOBO (n. 1801) e à sua neta ANA TIBURCIA DE MEIRELES RIBEIRO (f. 1907), expressando o desejo de que os dois se casassem. Eles eram tio e sobrinha: Ana Tibúrcia era filha de ANTONIO PEREIRA DE MEIRELES, um dos irmãos mais velhos de Domingos, falecido em 1836 em Aveleda. Depois de obtidas as necessárias dispensas, DOMINGOS PEREIRA PINTO DE SOUZA LOBO casou-se com sua sobrinha ANA TIBURCIA DE MEIRELES RIBEIRO em 1837. Tiveram 7 filhos, entre os quais a JULIA ERNESTINA BULHÕES SAMPAIO DE SOUZA LOBO, que se casou com RODRIGO ALVARES DE SOUZA SOARES JUNIOR (conhecido pela família Souza Soares como PRIMO RODRIGO).


ree
QUINTA DA CARDIA em Fornos, Castelo de Paiva

A Quinta da Cardia passou por herança a um dos irmãos da Julia Ernestina, DOMINGOS PEREIRA PINTO DE SOUZA LOBO JUNIOR (n. 1857), depois a seu filho GUALTER PEREIRA PINTO DE SOUZA LOBO, a sua neta ADELAIDE AUGUSTA VASCO LEÃO DE SOUZA LOBO (1920-1992) e a sua bisneta MARIA ADELAIDE DE SOUZA LOBO FERNANDES (n. 1939). Ignoro o nome do atual proprietário, mas sei que a quinta continua nas mãos da mesma família.


A Quinta da Cardia é uma casa senhorial de muita importancia histórica, pois está incluída na Rota do Patrimônio Histórico de Castelo de Paiva. Eu a visitei em 2019 com os primos Francisco Souza Soares da Gama e Maria Augusta de Souza Soares, e já tinha estado lá alguns anos antes, em companhia das primas Zioca Souza Soares de Oliveira Braga e Maria José de Souza Soares Pinto da Silva. Naquela ocasião não conseguimos passar do portão para tirar fotografias da casa, portanto voltamos em 2019 justamente para tirar as fotografias que ilustram o presente artigo.

Os residentes da Quinta da Cardia que nos receberam em 2019 eram um casal em que o marido é descendente da última proprietária identificada. Ele permitiu a nossa entrada para tirar as fotos, pelo que ficamos muito agradecidos. Houve um constrangimento inicial, por não saberem exatamente quem éramos, que se desvaneceu uma vez explicado o nosso parentesco longínquo com a família proprietária da quinta. Houve uma conversa breve mas animada, enquanto eu tirava as fotografias em questão. Falamos sobre a família Souza Lobo, proprietários dessa casa desde tempos imemoriais, e sobre a ligação de parentesco dessa família com os Souza Soares da Quinta de Leirós, que está localizada ali perto, na mesma freguesia de Fornos.

Ficamos sabendo que o casal estava vivendo há relativamente pouco tempo naquela casa e ainda tentando organizar tudo que encontraram lá, inclusive uma grande quantidade de livros e papéis que a família acumulou durante muitos anos. Fiquei curiosa - mas não perguntei - se entre os tais papéis estariam as preciosas "Anotações Familiares" que o nosso ancestral Inocêncio Alvares de Souza Soares começou a escrever em 1800 e que seu filho Manuel Alvares de Souza Soares continuou a escrever depois da morte do pai. Essas anotações foram trazidas para a Casa da Cardia pelo seu neto Rodrigo Alvares de Souza Soares, marido de Julia Ernestina Bulhões Sampaio de Souza Lobo. Trata-se de um documento de muito valor histórico, que com certeza descreve as relações de parentesco entre os Souza Soares e os Souza Lobo, e os sucessivos casamentos entre as duas famílias.


ree
ree


Entrada da Quinta da Cardia - uma bela imagem de São José de botas adorna a parede principal da casa



Castelo de Paiva é terra de muitas lendas. Encontrei duas que mencionam o lugar da Cardia, que provàvelmente seria o mesmo lugar onde se encontra hoje a Quinta da Cardia.


Uma lenda menciona "Dom Lopo da Cardia, Senhor do Paço da Cardia". O referido Paço teria sido destruído pelos "travões de areia" daquela região, bem como o Paço do Castelo que havia na ilha e era propriedade do mesmo Senhor. A lenda é bastante interessante e reflete costumes da época medieval. Confiram em https://amateriadotempo.blogspot.com/2006/04/o-penado-do-escamaro.html ou em https://www.facebook.com/100044350093176/posts/560836242071374/


Outra lenda interessante menciona um "fidalgo da Cardia". Confiram em https://turminhafabulosa.blogs.sapo.pt/35332.html?view=244740


________________________________


Comments


Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

FOLLOW ME

  • Facebook Classic

© 2014 by Carmen Souza Soares Reis - Proudly created with Wix.com

bottom of page