FAMÍLIA MOREIRA - Quinta de Vila Nova e Quinta da Telha
- Carmen Souza Soares Reis
- Jun 14, 2022
- 8 min read
Updated: Oct 2
Os MOREIRAS da QUINTA de VILA NOVA
Castelões de Recesinhos
Os Moreiras aparecem nos primeiros registros da freguesia de Castelões de Recesinhos, desde o século XVI. Foram senhores de várias quintas, sendo a Quinta de Vila Nova a sua maior e mais valiosa propriedade. Eles foram os ancestrais mais antigos das famílias TEIXEIRA LEITE e MONTERROIO de LENCASTRE. No brasão da família da Quinta de Vila Nova, as armas dos MOREIRAS aparecem junto às armas dos TEIXEIRAS, MONTERROIOS e AZEREDOS, famílias que se juntaram e eles por casamento.

Armas da Quinta de Vila Nova (Acervo da Casa do Fraião)
Arte: Anita Lencastre
A Quinta de Vila Nova está documentada desde a Idade Média como propriedade do Mosteiro de Mancelos. O emprazamento mais antigo que se tem notícia data de 1492 e foi feito pelos cônegos do referido Mosteiro ao casal GONÇALO ANES e MARIA MOREIRA, em primeira e segunda vida. Ignora-se quem teria sido a terceira vida desse prazo: um filho? uma filha? um parente nomeado pelo cônjuge sobrevivente? Os dados históricos relativos à propriedade da Quinta de Vila Nova são falhos quanto à descendência desse primeiro casal.
Sob o ponto de vista da Genealogia, os moradores mais antigos da Quinta de Vila Nova são o casal FELIPE MOREIRA e MARIA MOREIRA (não estou certa do seu parentesco com GONÇALO ANES e MARIA MOREIRA). Seus descendentes foram senhores da maioria das quintas da freguesia de Castelões: Quinta de Vila Nova, Quinta de Mains, Quinta de Sais, Quinta do Eirô e Quinta de Valbom.
FELIPE MOREIRA e MARIA MOREIRA legaram a Quinta de Vila Nova a seus filhos LOPO MOREIRA e GASPAR MOREIRA, metade para cada um. Em 1548 foi realizada uma vedoria no Casal de Vila Nova, já dividido em dois fogos, e os irmãos Moreira declararam que tinham prazo em terceira vida. Eles poderiam ser netos de Gonçalo Anes e Maria Moreira e designados terceira vida pelo cônjuge sobrevivente. Ou então, seus pais Felipe Moreira e Maria Moreira teriam sido primeira e segunda vida num novo prazo, feito depois da morte de Gonçalo Anes e Maria Moreira. Ou ainda, a mesma Maria Moreira poderia ter sido casada em primeiras núpcias com Gonçalo Anes e em segundas núpcias com Felipe Moreira, sendo Lopo e Gaspar filhos do seu segundo casamento e nomeados terceira vida no mesmo prazo original.
FELIPE MOREIRA e MARIA MOREIRA tiveram pelo menos 3 filhos:
1) LOPO MOREIRA foi Senhor da Quinta de Vila Nova de Baixo (metade da propriedade original). Casou-se com MARTA TEIXEIRA DE SEIXAS em 1529. Tiveram dois filhos e uma filha:
- LOPO TEIXEIRA DE SEIXAS faleceu na Quinta de Vila Nova de Baixo em 8-3-1619. Foi casado com ANTONIA DE AGUIAR, falecida na Quinta de Vila Nova de Baixo em 21-8-1619. Seu filho MANUEL TEIXEIRA DE SEIXAS foi herdeiro da Quinta de Vila Nova de Baixo e ali faleceu em 7-9-1660. Foi casado com MARIA DE AGUIAR VIEIRA MONTERROIO, descendente dos Monterroyos da Galícia. Sua linha genealógica foi a que prevaleceu na propriedade da Quinta de Vila Nova.
- FELIPE TEIXEIRA DE SEIXAS faleceu em 1624 na Quinta do Paço de Carvalhosa. Foi casado com ANTONIA PINHEIRO, Senhora da Quinta do Paço de Carvalhosa. Foram ancestrais da família Pinheiro de Seixas da Quinta do Paço, e da família Teixeira de Seixas da Casa de Regoufe, em Carvalhosa.
- ISABEL MOREIRA (o nome dessa filha foi recentemente incorporado aos meus dados por informação de um colega genealogista e veio a confirmar o parentesco dos Moreiras da Quinta de Vila Nova com os Moreiras da Quinta da Telha). Ela casou-se com DIOGO PIRES, do Casal de Reguengo em São Mamede de Recesinhos, e tiveram pelo menos dois filhos:
- BALTAZAR MOREIRA casou-se com MARGARIDA FRANCISCA e tiveram: BELCHIOR, GASPAR e MARIA MOREIRA.
- FELIPA MOREIRA casou-se com ANTONIO GONÇALVES, viveram na Quinta da Telha, e tiveram 3 filhas que serão mencionadas no final desse artigo: FELIPA MOREIRA, ISABEL MOREIRA e MARIA MOREIRA. (A filha FELIPA MOREIRA, através de seu filho MANUEL MOREIRA, deu origem à família MOREIRA CAMELO da Quinta da Telha.)
2) Capitão GASPAR MOREIRA foi Senhor da Quinta de Vila Nova de Cima (metade da propriedade original). Casou-se com JUSTA VIEIRA DA MOTA por volta de 1555 e tiveram pelo menos duas filhas:
- FRANCISCA VIEIRA DA MOTA foi Senhora da Quinta de Sais e da Quinta de Vila Nova de Cima. Casou-se em 1574 com JERONIMO FERRAZ DE SOUZA, Senhor da Quinta de Valbom. Foram ancestrais dos Ferrazes e Ferraz da Mota, da Quinta de Valbom. Sua filha JUSTA DA MOTA casou-se em segundas núpcias com ANTONIO CAMELO em 1632 e sua filha MARIA CAMELO DA MOTA casou-se em 1653 com JOSÉ FERREIRA LEITE (irmão da minha ancestral CAMILA FERREIRA LEITE CABRAL, da Quinta do Eirô).
- FELIPA VIEIRA DA MOTA foi Senhora da Quinta de Mains. Casou-se por volta de 1580 com o fidalgo cavaleiro COSME DE CAMPOS. Sua filha MARIA VIEIRA casou-se com ANDRÉ DE BABO COELHO e foram ancestrais da família Coelho da Mota, da Quinta de Mains.
3) FRANCISCA MOREIRA (o nome dessa filha foi recentemente incorporada aos meus dados por informação de um colega genealogista). Ela foi casada com PEDRO ANNES e teve pelo menos um filho:
- SALVADOR MOREIRA que casou com BRITES ARANHA, da Quinta do Paço de Leirós em São Martinho de Recesinhos, e foram pais de: CUSTÓDIO MOREIRA, ANTONIO MOREIRA, GASPAR MOREIRA e MARIA ARANHA.
Os MOREIRAS da QUINTA DA TELHA
Vila Boa de Quires
Dona ANNA TOMÁSIA MOREIRA CAMELO DE SOUZA (1748-1788) nasceu na Quinta da Telha em Vila Boa de Quires. Essa quinta pertencia à sua família desde o século XVI. Por seu casamento com JOÃO LEITE CABRAL DE MAGALHÃES E VASCONCELOS (1742-1814), ela tornou-se Senhora da Casa do Ribeiro em Oliveira e da Quinta do Eirô em Castelões. Eles foram bisavós de MARIA AUGUSTA TEIXEIRA LEITE (1839-1931) - matriarca da família Teixeira Leite de Portugal - e do meu bisavô BERNARDO AUGUSTO TEIXEIRA LEITE (1848-1896) - patriarca da família Teixeira Leite do Brasil.

QUINTA DA TELHA – Fachada principal

QUINTA DA TELHA – Frente da Capela

QUINTA DA TELHA – Fundos da casa e da capela
Genealogia de ANNA TOMÁSIA MOREIRA CAMELO DE SOUZA (1748-1788)
Sua genealogia começa no século XII com um cavaleiro de origem francesa que deu origem aos CAMELOS. No século XV os CAMELOS uniram-se aos SOUZAS do Prado e em meados do século XVII aos MOREIRAS da Quinta da Telha. Dona Anna Tomásia foi a última a usar o apelido MOREIRA.
- PAIO GUTERRES DA CUNHA, cavaleiro de origem francesa, esteve na tomada de Lisboa em 1147, foi pai de:
- FERNÃO PAIS DA CUNHA, senhor de Tábua, em Coimbra, foi pai de:
- LOURENÇO FERNANDES DA CUNHA (1180-1225) foi pai de:
- MARTIM LOURENÇO DA CUNHA foi pai de:
- GONÇALO MARTINS DA CUNHA, por alcunha o CAMELO, foi pai de:
- NUNO GONÇALVES CAMELO foi pai de:
- GONÇALO NUNES CAMELO foi pai de:
- ALVARO GONÇALVES CAMELO, 2º Senhor de Baião cir 1330, foi pai de:
- ALVARO GONÇALVES CAMELO, 3º Senhor de Baião, e sua mulher INÊS DE SOUZA, descendente dos Souzas do Prado, Senhora da Honra de Barbosa, em Penafiel de Souza (que vendeu em 1462), foram pais de:
- LUIZ ALVARES DE SOUZA, 4º Senhor de Baião, foi pai de:
- FERNÃO MARTINS DE SOUZA foi pai de:
- FERNÃO CAMELO DE BRITO, Senhor da Quinta de Vila Nova em Baião, foi pai de:
- JOÃO CAMELO DE BRITO e sua mulher BEATRIZ VIEIRA foram pais de:
- NUNO CAMELO e sua mulher MARIA DINIS foram pais de:
- CRISTÓVÃO CAMELO e sua mulher APOLONIA GONÇALVES foram pais de:
- GASPAR CAMELO (falecido em 1643 na Aldeia das Quintãs, São Martinho de Recesinhos) e sua mulher e prima ISABEL JORGE DE SOUZA, filha de seu tio GASPAR CAMELO e CATARINA VAZ, neta de NUNO CAMELO e MARIA DINIS, foram pais de:
- SALVADOR CAMELO DE SOUZA (falecido em 1666 na Aldeia das Quintãs, São Martinho de Recesinhos) e sua mulher BEATRIZ FERNANDES foram pais de:
- MARIA CAMELO (nascida em 1639 na Aldeia das Quintãs, São Martinho de Recesinhos) casou em 1666 com MANUEL MOREIRA (nascido em 1621 e falecido em 1677 na Quinta da Telha, descendente dos primeiros moradores daquela quinta). Por este casamento, a Quinta da Telha entrou para a família de Dona Anna Tomásia Moreira Camelo de Souza e para a futura família Teixeira Leite, conforme consta nos últimos parágrafos desse artigo. Eles foram pais de:
- FRANCISCO MOREIRA CAMELO (nascido em 1668 na Quinta da Telha, ainda vivia em 1751 na cidade do Porto) e sua mulher JOSEFA TERESA DE SOUZA foram pais de:
- BENTO MOREIRA CAMELO DE SOUZA (nascido em 1721 na Quinta da Telha em Vila Boa de Quires, ainda vivia em 1762 quando assinou uma correspondência para o Ministro da Guerra) e sua mulher TOMÁSIA MARIA ROSA DE SOUZA (falecida em 1755 na Quinta da Telha em Vila Boa de Quires) foram pais de:
- ANNA TOMÁSIA MOREIRA CAMELO DE SOUZA (nascida em 29-3-1748 na Quinta da Telha em Vila Boa de Quires e falecida em 30-3-1788 na Casa do Ribeiro em Oliveira) casou com JOÃO LEITE CABRAL DE MAGALHÃES E VASCONCELOS em 26-1-1775 na freguesia de Castelões, sendo ele Senhor da Quinta do Eirô e ela assistente na Quinta de Mains, em casa de sua tia Angélica Rosa Moreira Camelo de Souza, viúva de Manuel Coelho da Mota. Tornaram-se senhores da Casa do Ribeiro em Oliveira em 1794, quando João Leite Cabral herdou a propriedade de seus tios-avós Henrique e Ana Maria Baldaya Beliagoa. Foram pais de:
- MARIA JOSÉ DO CARMO LEITE DE MAGALHÃES CAMELO (nascida em 12-3-1782 na Casa do Ribeiro em Oliveira e falecida em 15-3-1821 na Quinta de Vila Nova em Castelões) e seu marido BERNARDO ANTONIO JULIO TEIXEIRA DE AZEREDO MONTERROIO, Senhor da Quinta de Vila Nova, em Castelões (nascido em 8-5-1763 em Viseu e falecido em 14-11-1836 na Quinta de Vila Nova em Castelões) foram pais de:
- JOÃO TEIXEIRA LEITE DE AZEREDO MONTERROIO (nascido em 19-2-1812 na Quinta de Vila Nova em Castelões e falecido em 3-11-1852 na sua Quinta do Eirô em Castelões) casou com ANNA VICTORIA DE QUEIRÓS (nascida em 20-10-1811 na Casa da Botica em Vila Meã e falecida em 29-6-1891) e seus filhos MARIA AUGUSTA TEIXEIRA LEITE (1839-1931) e BERNARDO AUGUSTO TEIXEIRA LEITE (1848-1896) foram ancestrais das famílias Teixeira Leite do Brasil e de Portugal.
OS MORADORES MAIS ANTIGOS DA QUINTA DA TELHA
Vila Boa de Quires
Os moradores mais antigos da QUINTA DA TELHA foram ANTONIO GONÇALVES e sua primeira mulher FELIPA MOREIRA, já falecida em 1588, que era a filha mais velha de DIOGO PIRES e ISABEL MOREIRA (filha de LOPO MOREIRA e MARIA TEIXEIRA, da Quinta de Vila Nova). Eles tiveram 3 filhas, provàvelmente nascidas na Quinta da Telha por volta de 1580, data anterior aos registros paroquiais:
- ISABEL MOREIRA casou com GASPAR PIRES em 7-1-1599 em Vila Boa de Quires.
- MARIA MOREIRA casou com GASPAR JOÃO em 8-1-1601 em Vila Boa de Quires.
Uma das testemunhas desse casamento foi LOPO TEIXEIRA, da Quinta de Vila Nova, filho de LOPO MOREIRA e MARTA TEIXEIRA DE SEIXAS, Senhor da Quinta de Vila Nova e irmão da mãe da noiva. Sua presença no casamento dessa sobrinha confirma o parentesco dos Moreiras da QUINTA DE VILA NOVA com os Moreiras da QUINTA DA TELHA. Informações como essa - a presença de um parente importante, morador em outra freguesia, num evento significativo para a família - permitem-nos fazer uma inferência de parentesco existente em tempos anteriores aos registros paroquiais.
- FELIPA MOREIRA, falecida em 1659 na Quinta da Telha, casou com FRANCISCO GONÇALVES em data anterior a 1620. Eles foram pais de 7 filhos, inclusive do meu ancestral MANUEL MOREIRA (1621-1677) que casou com MARIA CAMELO em 1666. Esse casamento deu origem à família MOREIRA CAMELO da Quinta da Telha.
Em 1775 uma bisneta do casal Manuel Moreira-Maria Camelo, Dona ANNA TOMÁSIA MOREIRA CAMELO DE SOUZA, nascida na Quinta da Telha em 1748, veio a casar-se com JOÃO LEITE CABRAL DE MAGALHÃES E VASCONCELOS, da Casa do Ribeiro em Oliveira. Sua filha Dona MARIA JOSÉ DO CARMO LEITE DE MAGALHÃES CAMELO, herdeira da casa de seu pai, veio a casar-se com BERNARDO ANTONIO JULIO TEIXEIRA DE AZEREDO MONTERROIO, morgado da Quinta de Vila Nova em Castelões. Eles foram os patriarcas da família TEIXEIRA LEITE, cuja origem mais remota encontra-se nos Moreiras da QUINTA DE VILA NOVA, os quais deram origem aos Moreiras da QUINTA DA TELHA.
Minha quinta-avó Dona ANNA TOMÁSIA MOREIRA CAMELO DE SOUZA, nascida na Quinta de Telha em 1748 e falecida na Casa do Ribeiro em 1788, foi a minha última ancestral a usar o apelido MOREIRA.
_____________________________
Carmen Souza Soares Reis
Junho 2022
(editado em Setembro 2025)

























Comments